Com participação dos alunos da Escola do Futuro em Artes Basileu França, instituição de ensino que promove cursos de formação em artes visuais, circo, dança, música, produção cênica e teatro, o projeto Performatividades Drag: as cores e a força da arte tem como proposta a prática para ingresso no mercado de trabalho cultural regional consolidado na cidade de Goiânia. Após avaliação acadêmica, priorizando alunas e alunos que já trabalham ou querem ingressar como profissionais na área como drag queen, maquiador, figurinista, prestador de serviço, produtor ou fotógrafo.
Para isso, figurinos, maquiagem e adereço de cabeça para o público Drag Queen foram produzidos, observando todas as etapas do processo: do conceito à execução da peça inspirados nas cores dos Mascarados e das Cavalhadas da cidade de Pirenópolis. Solange convidou as alunas e alunos a desenvolverem estudos sobre o tema: o estilo, a essência, o nome, a roupa e a maquiagem. Estudos sobre o folclore goiano como as Cavalhadas e os Mascarados. Sempre ornamentados com lindas fantasias, máscaras, roupas coloridas, luvas e botas e remetendo a algum animal.
Com toda essa riqueza em cores e significados, nasceram Drags maravilhosas e eternizadas pela lente do Chris, The Red e agora, compõem nossa exposição realizada pelo DIGO Festival que, além das fotos, apresentam os figurinos e acessórios que, apesar de desenvolvidos em sala de aula, ultrapassaram e alcançaram outros espaços provocando reflexões, críticas e denúncias contra comportamentos e situações que poderiam ser mais bem abordadas em outros campos: o cultural, o educacional, o político, o institucional, o jurídico, o sociológico, o antropológico. Um trabalho realizado em meio a um contexto histórico: a pandemia do Covid-19, marcando uma nova maneira de produzir e desenvolver Arte.
Agradeço imensamente a todas, todes e todos que fizeram este projeto possível.